Dez entre dez tutores já sabem que a alimentação é a chave para uma vida saudável. Agora, vamos falar sobre as doenças mais comuns causadas por uma má alimentação do cachorro, que é aquela dieta desbalanceada e incompleta.
Uma alimentação que não contenha os nutrientes necessários para o pet, de acordo com seu tamanho, idade, peso e até sua raça, pode ser o primeiro passo para o aparecimento de doenças.
As doenças da má alimentação
Entre essas doenças está a obesidade. Por incrível que parece, quando uma dieta não atende às necessidades do pet, ele pode comer de forma exagerada, para tentar suprir e, com isso, ganhar sobrepeso.
O excesso de peso não é sinal de saúde, pelo contrário, pode ser a porta aberta para o aparecimento do diabetes, doenças renais, entre outros.
Uma má alimentação do cachorro também pode resultar em dermatites. Basta o peludo ser alérgico a um dos nutrientes. No caso de rações comerciais isso é bastante comum, pois possuem elementos químicos como corantes ou conservantes e muitos pets reagem mal a eles.
Leia também A má alimentação e suas graves consequências
E assim podem surgir a alergia alimentar, a doença celíaca e a gastrite. As alergias podem ser despertadas por aditivos, conservantes e substâncias químicas usadas em rações industrializadas. Em alguns cachorros essas reações causam graves transtornos com descamação da pele, ferimentos e lesões causados pelas unhas ao coçar repetido.
Algumas raças são mais propensas
Algumas dessas patologias ocorrem mais em algumas raças.
O Shih-tzu tende a apresentar doença renal crônica e alergias alimentares. Já o Poodle, Schnauzer e Terriers podem desenvolver diabetes.
Os Labradores tendem a ficar bem gordinhos e podem ser acometidos de torção gástrica. O Golden Retriever é uma raça que costuma apresentar câncer.
Como alimentar seu cachorro
A alimentação Natural (AN) é comprovadamente mais saudável para os pets.
Por ser formulada somente com ingredientes naturais, de grande valor nutricional, a alimentação natural é melhor absorvida pelo organismo. Na produção da PetNut, a AN é minimamente processada fazendo com que nutrientes e vitaminas estejam disponíveis em maior quantidade para serem ingeridos e, com isso, melhorando o sistema imunológico do pet e isso, previne doenças e infecções.
A dieta natural deve ser formulada pelo veterinário nutrólogo ou zootecnista, para que atenda às necessidades de cães e gatos em cada fase de sua vida.
Essa formulação sempre leva em consideração o estilo de vida do animal (ativo, sedentário, urbano, rural etc), idade, raça/porte e predisposições genéticas ou doenças já existentes.
Assim, para evitar a má alimentação do cachorro, essa dieta será balanceada exclusivamente para as necessidades desse cão. É sempre bom relembrar que nenhum ser vivo é idêntico ao outro, mesmo que sejam da mesma raça ou espécie.
E, mais ainda, para os casos de patologia, como alergias, onde é necessário começar com dietas de eliminação, para identificar o que pode estar causando essa alergia.
Os obesos, precisam de cuidado redobrado, além do excesso de peso forçar ossos e musculatura e, em algumas raças dificultar até a respiração, a obesidade pode trazer graves problemas de saúde.
Comece hoje a oferecer a dieta adequada do seu cão clicando aqui .