É muito comum em consultórios veterinários chegarem pets com sintomas de alergias e os tutores apresentarem os mais diferentes sintomas como coceira (prurido), urticária e até desordens gastrintestinais.
Assim como os humanos, os pets também desenvolvem hipersensibilidade alimentar, costumeiramente chamada de “alergia alimentar”.
O “estranho” é atacado pelos anticorpos
Essa tipo de reação ocorre quando uma parte dos alimentos é reconhecida como um “corpo estranho” pelo sistema imunológico do pet. Geralmente, as proteínas são as grandes vilãs no desencadeamento da alergia.
E esse combate ao “corpo estranho” é rotineiro no organismo dos pets com alergia, até que um dia, todo o corpo mostra os sinais e sintomas.
Leia também 5 benefícios da dieta e alimentação natural para pets
E, para o tutor, isso ocorre “do nada”. É comum ouvir os tutores lamentarem: “Ele não tinha nada, sempre comeu bem, porém, agora, está assim.
Os pets com alergia também podem apresentar diarreia, flatulência excessiva e vômitos e, algumas raças são mais propensas do que outras.
Podemos concluir que o intestino é uma extensão da pele, pois, é nessa última que estarão os sintomas mais visíveis.
A Alimentação Natural para os pets com alergia
Após a eliminação de outras possíveis causas, tanto dermatológicas (como picadas de insetos e parasitas) como as gastrintestinais, é hora de eliminar as causas alimentares, com as dietas de exclusão, onde são testadas receitas com diferentes tipos de proteínas, carboidratos etc.
Com a dieta de exclusão, é possível ter maior controle de possíveis e potenciais alimentos agressores e, a alimentação natural, livre de corantes, aditivos e outros produtos químicos é a mais indicada nestes casos.
Também é possível variar a quantidade e a origem dos carboidratos e notar quais ingredientes possibilitam maior bem-estar aos pets com alergia. Alguns nutrólogos, preferem dietas de exclusão exclusivamente carnívoras, outros preferem a adição de determinados legumes.
A dieta natural proporciona muitos benefícios aos pets com alergia, reduzindo coceiras e ferimentos, melhorando a hidratação, diminuindo as possibilidades de tártaro e prevenindo outras doenças.
O importante destacar que uma dieta equilibrada é um auxiliar no tratamento das alergias. É preciso seguir as orientações veterinárias quanto a higiene do pet, do ambiente e, também do uso de medicamentos.
Entre em contato para informação, adquirir as refeições ou pedir seu orçamento sem compromisso. Clique aqui