A alimentação natural começa a ser uma das indicações de veterinários como opção para garantir ao pet uma dieta rica, variada e saudável, com impactos positivos no desenvolvimento dos cães.
Se você olhar rapidamente, vai achar que a alimentação habitual de sua família pode ser compartilhada com o pet.
Realmente, podemos oferecer muitos dos nossos alimentos aos peludos, mas, cuidado, não são todos.
Alguns alimentos indicados para humanos são altamente tóxicos e muito perigosos para os cães.
Lembrando que uma dieta natural, rica e equilibrada faz com que os pets aumentem a qualidade de vida, fortaleçam o sistema imunológico e tenham uma pelagem mais sedosa e brilhante.
A seguir, vamos apresentar alguns dos alimentos perigosos para cães:
1 – Cafeína:
Jamais ofereça café ao seu amigo peludo. A cafeína é estimulante do sistema nervoso e pode provocar transtornos de comportamento, aceleração cardíaca, convulsões e diarréias.
2 – Chocolate
Altamente tóxico para cães, o chocolate também é um estimulante do sistema nervoso e seus efeitos demoram para ser eliminados do organismo do animal.
E ainda, o chocolate pode provocar diarreia, vômitos, aceleração cardíaca, que pode levar ao coma e à morte.
3 – Ossos cozidos, fervidos ou assados
Comer ossos cozidos, assados o fervidos é MUITO perigoso para os cães!!!
Os ossos, quando mordidos, estilhaçam formando pequenos pedaços pontiagudos que podem ficar alojados no trato digestivo, causando lesões e obstruções no estômago, esôfago ou intestino.
Seguidores da dieta BARF (da sigla em inglês Alimentação Crua Biologicamente Adequada) sugerem ossos crus.
4 – Uvas e passas
Oferecer ou não uvas ao pets ainda causa muita polêmica. Muitos cães passam muito mal quando comem uvas y uva passas, podendo causar insuficiência renal.
5 – Brotos verdes das batatas cruas
As batatas são parte essencial da alimentação dos peludos e, eles adoram. Porém, eles nunca devem comer os brotos verdes, pois eles contém substâncias tóxicas para os cães. Por precaução, as batatas devem está sempre cozidas.
Esses, são apenas 5 alimentos perigosos para seus amigos peludos, existem muitos outros. Para uma vida saudável e longa, leve regularmente seu pet ao veterinário.
E lembre-se: nossos cães comem comida!
Se gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e tutores nas redes sociais e não esqueça de compartilhar suas experiências e dúvidas com alimentação natural nos comentários!